terça-feira, abril 05, 2005

APLAUSOS A SOUTO MOURA

“Prémio de Arquitectura da UE
Souto Moura é um dos finalistas

O arquitecto português Eduardo Souto Moura é um dos cinco finalistas da edição 2005 do prémio da União Europeia para Arquitectura Contemporânea, Mies Van der Rohe, cujo vencedor será anunciado dia 11, revelou hoje a Ordem dos Arquitectos. Souto Moura foi seleccionado pelo Estádio Municipal de Braga, obra arquitectónica pela qual foi distinguido em 2004 com o Prémio Secil de Arquitectura.

Além do arquitecto português, a lista dos finalistas do prémio, escolhidos entre 240 projectos, integra Norman Foster, Jan Kaplicky e Amanda Levete, Torres Arquitectos /José António Martínez Lapela, Elias Torres Tua e Rem Koolhaas e ainda Ellen van Loon. O vencedor do prémio, no valor de 50 mil euros, será anunciado e entregue no dia 11, no edifício da Fundação Mies Van der Rohe, em Barcelona.

O júri deste prémio divulgou ainda uma lista de 28 obras - entre as quais o projecto da Casa das Mudas (Madeira), do arquitecto Paulo David Andrade - que pela «excepcional qualidade» integram uma exposição itinerante e o catálogo do prémio. Em 1988, Álvaro Siza Vieira foi distinguido pelo edifício do banco Borges e Irmão, em Vila do Conde.”
do Expresso On Line